EDUCAÇÃO

Habilidades do Futuro ou do Presente?
Como se preparar para profissões que nem sabemos que existirão?

Uma visão otimista sobre o fim de algumas profissões e surgimento de outras. Calma que é possível se preparar para esse cenário em construção. As universidades estão formando muita gente para profissões que estão morrendo. E agora? Como as empresas contratarão pessoas daqui a 05 ou 10 anos? Algumas empresas já sofrem com falta de gente preparada, mas já temos algumas pistas de caminhos para acelerar possíveis soluções.

Onde é lá?
Como estimular a criatividade e fortalecer habilidades que conectam estudantes com o futuro?

A palestra começa com uma reflexão sobre a importância da criatividade através de uma viagem ao futuro, mergulha em algumas habilidades estratégicas para as profissões do futuro e do presente, e fecha com a importância de perdermos o medo de errar, e como enfrentá-lo pode nos ajudar a enfrentar os desafios e aprender cada vez mais com nossas experiências. Se os últimos anos foram bem desafiadores para a educação, a brincadeira só está começando. Vamos enfrentar ainda muitos desafios nos próximos anos e talvez um dos maiores seja ajudar a reduzir a quantidade de jovens NEM-NEM (nem estudam, nem trabalham). Muitas mudanças acontecerão nas escolas, nas universidades, e já estão acontecendo no mercado de trabalho. Onde É Lá? é uma experiência imersiva e provocativa para professoras e professores, para estudantes, suas famílias, para quem vive o universo da educação.

O Futuro da Escola e a Escola do Futuro
O redesenho da educação através do movimento maker e do empreendedorismo.

Como o movimento maker pode ajudar a redesenhar a escola a partir da experimentação e da conexão com as habilidades do futuro. Entender que o mundo está mudando rapidamente, que profissões estão morrendo enquanto outras estão nascendo é o primeiro passo para começarmos a repensar a nossa educação. Qual o futuro da escola na sua visão?